Serviços públicos e serviços privados

Você sabe diferenciar serviços públicos e privados? Pois bem, boa parte da população brasileira não sabe e por este motivo faz uma série de confusões na hora de reivindicar seus direitos. Nosso intuito com esse texto é ajudar você a compreender melhor estes dois cenários.

Serviços públicos são os prestados por uma agência reguladora que por muitas vezes segue as diretrizes dadas pelo governo. Como exemplo ilustrativo, pense sobre o serviço de distribuição de água e coleta de esgoto. A estruturação dos canos na rua, bem como a manutenção de todo sistema de tratamento de esgoto é um serviço público gerido por uma mantenedora vinculada ao governo.

Em Santa Catarina, por exemplo, a empresa que cuida do sistema de distribuição e tratamento de esgoto é a CASAN. No site da empresas é possível conhecer um pouco mais sobre ela, porém um pequeno trecho que fala sobre a empresa pode ser visto na sequência.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) é uma empresa de capital misto, criada em 1970, e que tem como missão fornecer água tratada, coletar e tratar esgotos sanitários, promovendo saúde, conforto, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A empresa atende 199 municípios: 198 catarinenses e 1 paranaense. Na abrangência dos 198 municípios catarinenses atendidos,  está presente em Porto União apenas no distrito de Santa Cruz do Timbó, e em Gaspar no distrito de Pocinho.

A CASAN atua por meio de convênios de concessão firmados com as prefeituras municipais. Atualmente os serviços prestados pela empresa cobrem quase todo o Estado de Santa Catarina,  que está dividido em quatro Superintendências Regionais de Negócios nas regiões Norte Vale do Rio Itajaí,  Oeste , Sul/Serra e Metropolitana da Grande Florianópolis.

A empresa atende uma população de 2,5 milhões de habitantes com distribuição de água tratada e 319 mil com coleta, tratamento destino final de esgoto sanitário.

A atual gestão implementou uma reestruturação que contribuiu decisivamente para a o aumento de receitas, que pode ser constatado nos últimos relatórios econômicos.” – fonte: casan.com.br

No caso do serviço privado, esse cenário muda completamente. Esse tipo de serviço é caracterizado pela prestação do serviço através de uma empresa privada, sem vínculos com o governo. Neste caso há concorrência de mercado, o cliente pode escolher qual empresa deseja contratar. No caso do serviço público, isso não acontece.

agua-desentupidora-desentupimento

Ainda utilizando o exemplo anterior, toda estrutura hidráulica de uma casa, bem como o tratamento de esgoto na residência por meio de fossas e outros compartimentos devem ser mantidos por um serviço privado. A mantenedora do serviço público de água não irá desentupir um cano na sua casa, por exemplo.

Conversamos um pouco com o dono da Desentupidora Florianopolis que nos contou sobre a dificuldade que a maioria das pessoas tem de separar os tipos de serviço. “Aqui na desentupidora sempre recebemos ligações de pessoas querendo que consertemos o cano na rua. Os casos mais comuns são os de canos estourados e aí temos que explicar que quem cuida disso é a empresa de distribuição de água aqui da ilha. Passamos o telefone deles e com isso finalizamos o atendimento“.

O serviço de encanamento e desentupimento é somente um exemplo da dificuldade que muitas pessoas tem de distinguir serviços públicos e privados. Empresas de conserto elétrico, por exemplo, são chamadas em diversas situações para resolver questões relacionadas a postes na rua e outras de iluminação pública como, por exemplo, lâmpadas queimadas.

eletrica-compania-copel

No Paraná, a empresa que presta o serviço de distribuição elétrica é a Copel: “A Copel foi criada em outubro de 1954, é a maior empresa do Paraná e atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra todas as cidades do Estado. Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais“, descrição retirada de copel.com.br.

Tanto nos casos de saneamento básico – canos quebrados, canos entupidos, limpeza de compartimentos – quanto nos de elétrica – fios expostos, queda de energia, lâmpada queimada – as empresas responsáveis pelo serviço público precisam orientar e conscientizar a população. Ao identificar estas situações deve-se entrar em contato com a prestadora de serviço público da região imediatamente.

Assim como o dono da desentupidora entrevistada por nosso equipe faz, outros donos de empresas de segmentos que também atuem no serviço público, devem orientar seus usuários, fazendo assim com que a população pode ser instruída de forma correta.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site